Você está em:Página InicialBlogEntenda a importância de um bom Clima Organizacional na sua empresa

O conceito de clima organizacional foi formalmente introduzido pelos especialistas em Recursos Humanos no final dos anos 1940. Ele também se refere aos “determinantes situacionais” ou “determinantes ambientais” que afetam o comportamento humano.

Assim como cada indivíduo tem uma personalidade que o torna único e diferente de outras pessoas, cada organização tem um clima organizacional que a distingue claramente das demais. O clima de uma organização é bem parecido com a personalidade de uma pessoa.

Neste artigo, iremos tratar de suas características, fatores, impacto e dimensões. Continue acompanhando!

Significado e definição

Antes de compreender o significado de clima organizacional, devemos primeiro entender o conceito de clima: “Clima no sentido natural é referido como o campo de média ou condição do tempo num lugar ao longo de um período de anos, exibido pela temperatura, a velocidade do vento e a precipitação.”

No entanto, é muito difícil definir clima organizacional como algo que incorpora as características do clima natural. Isto porque a característica mais frustrante de uma tentativa de lidar com variáveis ​​situacionais em um modelo de desempenho de gestão é a enorme complexidade da própria gestão. As pessoas têm definido clima organizacional com base em suas propriedades potenciais.

Assim, o clima organizacional pode ser definido como um conjunto de atributos específicos de uma determinada organização,  pela forma com que ela lida com os seus membros e seu ambiente. Para os membros individuais dentro da organização, o clima assume a forma de um conjunto de atitudes e experiências que descrevem a organização em termos de características estáticas (como grau de autonomia) e os resultados comportamentais e contingenciais que o envolvem.

Características de Clima Organizacional

A natureza do clima organizacional será definido a partir das seguintes características:

Percepção geral

É uma expressão geral do que é a organização. É a percepção que as pessoas têm dela. São as impressões que as pessoas possuem do ambiente interno da empresa em que trabalham.

Conceito imaterial

É um conceito qualitativo. É muito difícil explicar os componentes do clima organizacional em unidades quantitativas ou mensuráveis.

Identidade única e intransferível

Fornece uma identidade distinta para a organização. Ele explica como uma organização é diferente de outras organizações.

Qualidade

É construído ao longo de um período de tempo. Ele representa uma qualidade relativamente duradoura do ambiente interno que é experimentado pelos membros da organização.

Conceito multidimensional

É um conceito multidimensional. As várias dimensões do clima organizacional são a autonomia individual, estrutura de autoridade, estilo de liderança, padrão de comunicação, grau de conflitos e cooperação, etc.

Fatores que influenciam o Clima Organizacional

O clima organizacional é uma manifestação de atitudes dos membros da organização para a organização. Basicamente existem seis fatores que afetam o clima organizacional do ponto de vista dos funcionários. Estes fatores são:

Estrutura Organizacional

Percepções sobre a extensão das restrições, regras, regulamentos, a burocracia organizacional.

Responsabilidade

Sentimento de autonomia de ser o seu próprio gestor.

Recompensas

Sentimentos relacionados a estar confiante de receber recompensas adequadas e apropriadas ao esforço empreendido no trabalho.

Risco e tomada de decisões

Percepções do grau de desafio de suas tarefas e riscos nas situações de trabalho.

Relacionamento e Suporte

Sensação de boa camaradagem geral e utilidade com os colegas que prevalece no ambiente de trabalho.

Tolerância e Conflito

Grau de confiança de que o clima na organização pode tolerar opiniões divergentes.

Impactos do Clima Organizacional

O Clima Organizacional impacta em grande medida o desempenho dos funcionários, porque tem um grande peso sobre a motivação e satisfação no trabalho deles. Ele determina o ambiente de trabalho em que o trabalhador se sente satisfeito ou insatisfeito.

Esta satisfação determina ou influencia a eficiência das pessoas, então podemos afirmar que o clima organizacional está diretamente relacionado com sua eficiência e desempenho. Existem quatro mecanismos pelos quais o clima afeta o comportamento dos funcionários:

Sistema de Restrição

O Clima organizacional pode funcionar como um sistema de restrição tanto no sentido positivo ou negativo. Isto pode ser feito através do fornecimento de informações aos funcionários sobre que tipo de comportamento vai ser recompensado, punido ou ignorado. Assim, o comportamento pode ser influenciado por diversos graus de recompensas e punições.

Avaliação do Eu e os Outros

Variáveis ​​organizacionais podem afetar o comportamento através da avaliação de si e dos outros. Este processo de avaliação engloba tanto o fisiológico quanto variáveis ​​psicológicas. Tal avaliação irá afetar o comportamento também.

Estimuladores

Fatores organizacionais podem influenciar o comportamento, agindo como estimuladores. Como estímulos influenciam o nível de excitação do indivíduo, o nível de excitação irá afetar diretamente o desempenho.

Ajudando o indivíduo a formar uma percepção

Fatores organizacionais influenciam o comportamento, ajudando o indivíduo na formação de uma percepção da organização. A percepção, em seguida, influencia o comportamento. Assim, o bom clima organizacional é fundamental para uma maior satisfação dos funcionários, melhores relações humanas e maior produtividade

Dimensões do Clima Organizacional

As dimensões importantes ou componentes que representam coletivamente o clima de uma organização são:

Orientação Dominante

A orientação dominante da organização é um determinante importante do clima e é a maior preocupação de seus membros. Se a orientação dominante é a aderir a regras e regulamentos estabelecidos, o clima é caracterizado por controle. Se a orientação for para produzir excelência, o clima será caracterizado pela realização.

Relações Interpessoais

As relações interpessoais nas organizações são refletidas na forma como grupos informais são formados e operacionalizados. Os grupos informais podem beneficiar a organização também, mas em alguns casos, pode deslocar os objetivos da organização.

Gestão de Conflitos

Na organização, sempre pode haver um intergrupo, bem como os conflitos intragrupais. O clima organizacional dependerá de quão efetivamente esses conflitos são geridos. Se forem geridos de forma eficaz, haverá uma atmosfera de cooperação na organização. Se eles não forem gerenciados corretamente, haverá uma atmosfera de desconfiança e não cooperação.

 Autonomia Individual

Se aos funcionários é oferecida liberdade suficiente para trabalhar, isso irá resultar em eficiência nas operações. A autonomia irá aliviar o fardo de executivos de nível superior.

Sistema de Controle Organizacional

O sistema de controle da organização pode ser rígido ou flexível. O controle rígido levará a atmosfera a ser impessoal e/ou burocrática. Haverá espaço mínimo para a autoregulação.

Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional serve como base das relações interpessoais entre superiores e subordinados. Esclarece a respeito de quem é responsável por quem, e quem se direcionar a quem. Se houver centralização da autoridade, a participação na tomada de decisões pelos subordinados será muito menor. Por outro lado, se houver descentralização da autoridade, haverá uma atmosfera de tomada de decisão participativa.

Gestão Orientada para relações

O estilo dominante dos gestores também afetará o clima organizacional. A abordagem orientada para as tarefas significa que o estilo de liderança será autocrático. Os funcionários terão de mostrar resultados ou enfrentar as consequências. O moral deles será baixo no longo prazo.

Se os gestores são orientados para relações, o clima vai ser atencioso e solidário. Haverá espírito de equipe na organização, uma vez que as necessidades e aspirações dos funcionários serão levados em consideração.

Recompensas e punições

O sistema de recompensas e punições também é um componente importante do clima organizacional. Se o sistema de recompensa está diretamente relacionada ao desempenho e produtividade, haverá uma atmosfera de competição sadia entre os funcionários. Todo mundo vai gostar de trabalhar duro e ganhar mais recompensas na forma de promoções e aumento salarial. Se houver preferências na distribuição de recompensas, os funcionários meritórios serão desencorajados.

Comunicação

O sistema de comunicação da organização também irá afetar o clima organizacional. O fluxo de informação, a sua direção e seu tipo são todos importantes determinantes. Um sistema de comunicação adequado significa que os subordinados estão em posição de expressar as suas ideias, sugestões e reações, caso contrário, eles se sentirão frustrados.

Assim, a fim de construir um bom clima organizacional, a administração deve compreender as pessoas na organização. A importância deve ser dada ao que motiva o desempenho dos funcionários em geral e construir um clima geral favorável à motivação, uma aguçada percepção do indivíduo em particular e adaptando uma abordagem pessoal à liderança.

Então, o que achou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre Clima Organizacional? Compartilhe sua opinião ou questão conosco nos comentários!

 

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