Topo ↑

Processos

  Você está em:Página InicialBlog CorporativoComo melhorar a produtividade da sua empresa
Como melhorar a produtividade da sua empresa
Escrito Por:  
Em: Blog Corporativo | 01/04/2016

Creative business team writing on adhesive notes in office

Buscar alternativas e recursos eficazes para melhorar a produtividade de uma empresa, tornou-se o principal desafio do meio corporativo. A fim de aumentar a satisfação dos seus clientes, organizações estão recorrendo a estratégias de gestão, como ferramenta para garantir a excelência de seus processos. Por isso, através das práticas de Lean Thinking, ou Mentalidade Enxuta, empresas estão descobrindo como otimizar sua produtividade, eliminando desperdícios em sua produção.

A principal proposta do Lean Thinking é entregar valor ao cliente, contudo, chegar a esse patamar de excelência exige o total comprometimento da empresa. Do ponto de vista que, desperdícios são elementos que não agregam valor ao produto, é correto afirmar que por meio da Mentalidade Enxuta, é possível identificar falhas e recursos desnecessários, sendo estes fatores responsáveis por prejudicar a própria produtividade.

Tal filosofia operacional é essencial dentro de uma empresa, por isso, confira quais são as práticas do Lean Thinking e como aplicá-las em sua organização para melhorar a produtividade.

Especifique o Valor do Produto

O grande erro de muitas empresas é definir o valor de um produto sem consultar o principal interessado: o cliente. É exatamente a necessidade de um cliente que irá gerar valor a determinado produto ou serviço, sendo as empresas responsáveis por satisfazer essa necessidade através de recursos práticos e eficientes, assim como elaborar um preço específico que possa agregar valorização ao trabalho desenvolvido.

Entretanto, é muito comum encontrar clientes insatisfeitos com os resultados finais, comprometendo a lucratividade da empresa diante de um mercado cada vez mais competitivo e seletivo. Diante desta necessidade, conversar com os clientes para identificar qual a melhor forma de agregar valor é fundamental para a organização, já que o cliente pode especificar sua expectativa, permitindo que as empresas encontrem as melhores alternativas para superá-las.

Vale ressaltar que, atribuir valor final ao produto é uma estratégia que requer outras práticas que fazem parte do conceito de Mentalidade Enxuta, sendo necessário aplicar outras técnicas.

Identifique a Cadeia de Valor

Para executar esse próximo passo com o intuito de satisfazer os clientes, é importante mapear todas as atividades produtivas que existem dentro de uma empresa, desde a concepção do produto até o seu lançamento. Porém, para realizar esse mapeamento é necessário separar os processos produtivos em três categorias: as atividades que realmente geram valor, aquelas que não conseguem gerar valor, mas, ainda assim, são indispensáveis para a empresa por gerar qualidade e, por fim, as atividades que não agregam valores e precisam ser eliminadas.

Ao fazer a distinção de tarefas, os gestores são responsáveis por olhar todo o processo que existe dentro de uma empresa, levando em consideração a participação de fornecedores e revendedores também. Somente assim, a organização poderá identificar quais são os desperdícios e como eles podem ser eliminados da rotina empresarial.

Estabeleça Fluxo Contínuo em seus processos

Após especificar o verdadeiro valor que os produtos precisam ter para o cliente e mapear e eliminar os desperdícios que sua empresa produz, chegou o momento de reorganizar os processos e dar um novo direcionamento a eles, ou seja, dar fluidez as etapas que restaram, sendo classificadas por gerarem valor.

Entretanto, fazer com que as etapas que criam valor possam fluir é um desafio, pois, exige uma mudança de mentalidade de todos que fazem parte da empresa, desde os gerentes até mesmo os colaboradores da produção. Lembre-se que esse processo oferece diversas vantagens para a empresa, como redução de tempo de produção dos produtos, melhorias no estoque e processamento.

Além disso, esse novo fluxo otimiza o tempo, com isso, os prazos podem ser cumpridos e os clientes não sofrerão com atrasos ou produtos imperfeitos. Outra vantagem que o Lean Thinking oferece está relacionado ao fato que os colaboradores não irão precisar fazerem seu trabalho de forma apressada e sem qualidade, já que a próprio fluxo será compatível com o desenvolvimento das tarefas.

Obtenha a Produção Puxada

Quando uma empresa é reestruturada a partir das práticas da Mentalidade Enxuta, mudanças significativas ocorrem e vão aperfeiçoando os modelos de produtividade. No entanto, esse não é um processo isolado, pois, cada etapa está interligada. Vale mencionar ainda que, a Produção Puxada é uma ferramenta de controle de estoque, desse modo, sua função é evitar faltas e sobras dentro de uma produção.

Com isso, ao invés de empresas “empurrarem” produtos indesejados aos consumidores, ou impôr grandes descontos e promoções para que os produtos saiam do estoque, as organizações terão como meta apenas produzirem aquilo que o cliente solicitar, dentro dos padrões exigidos de qualidade. Por outro lado, o consumidor irá “puxar” o produto exatamente pelo valor que ele oferece.

A grande vantagem da Produção Puxada é garantir que todo trabalho desenvolvido ganhe o devido valor e, por isso, com a eliminação de desperdícios, a empresa irá obter redução de custos, irá polpar esforços desnecessários em tarefas que não criavam valores, reduzirá também o tempo e o espaço de forma proporcional.

Atinja a Excelência

Por muito tempo, a excelência foi considerada um sonho impossível no meio produtivo, não sendo compatível para melhorar a produtividade em questão. O que muitos gestores ainda não descobriram, é que atingir o grau máximo de qualidade é possível, basta utilizar as ferramentas e técnicas adequadas, disponíveis no Lean Thinking.

Desse modo, a melhor forma de melhorar a produtividade de uma empresa é aderir a eliminação de desperdícios e, assim, transitar entre os principais pilares da mentalidade enxuta, até alcançar a quinta e última etapa: a excelência de processos. Em uma empresa onde todas as atividades visam a satisfação dos clientes, levando em consideração ações que otimizem toda a produção, certamente, estará aproximando-se cada vez mais de atingir seu principal objetivo: atender às necessidades dos clientes.

Todos os esforços voltados a essa prática, irão recolocar a empresa no mercado de trabalho, garantindo que seus produtos sejam reconhecidos como geradores de valores.

Você sabia que em média 60% da produção de uma empresa é resultado de desperdícios? Por isso, aplicar as práticas do Lean Thinking para melhorar a produtividade é fundamental para satisfazer as necessidades dos clientes e alcançar os processos de Excelência. Anotou todas as dicas sobre Mentalidade Enxuta? Então compartilhe em suas redes sociais!

← Voltar