Topo ↑

Estratégia

  Você está em:Página InicialBlog CorporativoControladoria e Gestão Empresarial: qual a relação?
Controladoria e Gestão Empresarial: qual a relação?
Escrito Por:  
Em: Blog Corporativo | 13/05/2016

Conhecimento é poder. Para uma empresa, a quantidade de informações da qual ela dispõe faz diferença em seus resultados. É com isso que a empresa consegue estabelecer qual é a melhor decisão a tomar em determinadas situações, favorecendo seu crescimento e seu fortalecimento dentro do mercado.

Para que tudo isso seja possível, é necessário que a Gestão Empresarial seja bem estruturada e, principalmente, bem alimentada com as informações necessárias. Nesse sentido, a Controladoria aparece como um fator indispensável para uma Gestão eficiente. Conheça a seguir qual é a relação entre esses dois setores e quais são os impactos no seu negócio.

O que é a Controladoria?

A Controladoria é um processo responsável por gerar informações que sejam úteis para a realidade da empresa. Elas podem ser de diversas áreas, como informações contábeis, financeiras, gerenciais e estratégicas.

Na Controladoria, também existe uma análise de riscos e de oportunidades, além de uma análise referente aos objetivos da empresa. Ele é, portanto, um setor considerado estratégico e que serve tanto para a avaliação de resultados como também para o fornecimento de informações e favorecimento do planejamento do negócio, em geral.

Como funciona?

A Controladoria de uma empresa não funciona de uma maneira única, já que cada organização possui suas próprias necessidades. Enquanto uma empresa pode utilizar o Business Intelligence e o Big Data para coletar informações, outra pode não utilizar esse tipo de ferramenta para gerar informações.

De maneira geral, a Controladoria funciona ao criar relatórios gerenciais altamente relevantes para os objetivos de negócio, ao fazer comparações entre o planejado e o realizado da empresa e ao informar indicadores e benchmarks da empresa em relação ao mercado.

Assim, a Controladoria não tem a função de atuar — que é papel da Gestão Empresarial —, mas sim de fornecer os recursos necessários — nesse caso, a informação — para a atuação.

Para isso, a Controladoria deve começar a ser implantada com uma estruturação de todos os processos, de modo que a coleta e análise de informações seja favorecida. Além disso, é preciso definir dentro da realidade da empresa quais são os fatores mais importantes para a tomada de decisões, para que a Controladoria possa se focar nesses pontos-chave.

Quais as vantagens para a Gestão Empresarial?

Caso a Gestão Empresarial seja corretamente integrada à Controladoria, é possível gerar impactos altamente positivos para o negócio. Entre as vantagens de adotar essa abordagem, estão:

Favorecimento do planejamento

Com mais informações sobre o negócio e sobre o mercado, em geral, é possível planejar mais assertivamente quais serão os próximos passos tomados pelo negócio. Com isso, a Controladoria ajuda a Gestão Empresarial a planejar melhor a realização de investimentos, mudanças na organização e expansão do negócio, por exemplo.

Tendo mais informações sobre o mercado e sobre a situação da empresa em si, por exemplo, é mais fácil identificar o que precisa ser feito para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.

Melhora na tomada de decisão

Com um planejamento mais assertivo, a tomada de decisão também melhora. Com mais informação, a Controladoria permite que a Gestão Empresarial esteja muito mais embasada para decidir qual é o próximo passo benéfico para os negócios.

O levantamento e a análise de riscos também é outro fator que conta a favor da tomada de decisão. Sabendo exatamente quais são os riscos que envolvem um determinado passo, a Gestão consegue prever com maior precisão quais serão os impactos da sua decisão, além de garantir que ela seja mais informada.

Garante a avaliação assertiva dos resultados

Como permite a avaliação dos resultados da empresa em relação ao planejado, a Controladoria ajuda a Gestão Empresarial a identificar corretamente qual é a situação da empresa.

A qualidade das informações geradas sobre o que foi realizado pela empresa em relação ao que foi planejado também permite que a Gestão Empresarial tenha uma visão mais ampla sobre o sucesso do negócio.

Além disso, a Controladoria favorece a comparação de resultados com a concorrência, de modo que a Gestão identifique exatamente quais pontos precisam de melhorias e em quais cenários a empresa está ficando para trás, por exemplo.

Aumento da transparência

A geração e o controle estrito de informações favorecem o cruzamento de dados. Ao gerar dados referentes aos setores financeiro e contábil, por exemplo, é possível confrontar as informações para garantir que tudo esteja devidamente alinhado. O resultado dessa ação é mais regularidade fiscal e contábil. Além disso, desvios são evitados mais facilmente.

Com isso, a Controladoria também traz o benefício relativo ao aumento da transparência, já que essas informações jogam luz sobre diversos setores, processos e atuações da empresa.

Ganho de vantagem competitiva

Se existe uma avaliação melhor dos riscos e das informações relevantes para a tomada de decisão, há mais chances de que a decisão certa seja tomada. Como resultado, a empresa consegue não apenas um melhor posicionamento no mercado, mas também se torna mais sólida — porque tem que lidar menos vezes com o revés de uma decisão ruim.

Com relação às empresas que não possuem Controladoria, portanto, a Gestão Empresarial se torna melhor e diferenciada, o que gera uma vantagem competitiva importante para o negócio.

Com a continuidade desses resultados satisfatórios quanto à tomada de decisão e quanto ao planejamento em geral, a empresa consegue atender cada vez mais às necessidades dos stakeholders — como os clientes, acionistas e fornecedores. No final, ela se destaca das demais devido a essa vantagem competitiva.

A Controladoria e a Gestão Empresarial são processos complementares. Enquanto a Gestão Empresarial tem o papel de agir e direcionar a empresa, é a Controladoria que alimenta a gestão com informações relevantes para o negócio. Como resultado, existe uma melhor tomada de decisão, mais planejamento, mais assertividade de gestão e, no fim, ganho de vantagem competitiva. Com isso, é altamente benéfico para a empresa contar com um setor de Controladoria para melhorar os seus resultados.

O que achou do nosso post? E depois de ter lido todas essas informações, como você acha que a Controladoria pode ajudar a sua empresa? Ainda tem alguma dúvida? Comente!

← Voltar