Você está em:Página InicialBlog11 dicas para otimizar os processos do RH da sua empresa

A otimização das rotinas de trabalho do departamento de Recursos Humanos de uma empresa é fundamental quando se deseja alcançar um equilíbrio nas ações, possibilitando maior assertividade nas tomadas de decisões. Os processos do RH fazem parte do sistema de gestão estratégica e, neste post, vamos dar dicas para que você consiga melhorá-los em sua empresa. Confira:

Planeje suas ações

O primeiro passo para os gestores que buscam a otimização dos processos de trabalho do RH é planejar as ações. Aqui, é importante fazer uma listagem com todas as atividades que são desenvolvidas pelo setor e quais as prioridades de cada uma delas. Com esse exercício, será possível ter uma perspectiva maior sobre o trabalho que é desenvolvido em cada área da empresa.

Com essa listagem em mãos, é preciso planejar a execução das ações com base em metas e prazos. Isso permite que o tempo seja melhor administrado e, além disso, permite mostrar a necessidade de envolvimento de outras pessoas nessas ações. O ideal é procurar realizar as tarefas conforme o plano – e considerar imprevistos no momento de planejar.

Delegue tarefas

Outra prática muito importante que deve ser tomada pelos profissionais de Recursos Humanos, principalmente os gestores, é a de delegar tarefas. Assim, cada membro da equipe saberá claramente seu papel no departamento, bem como suas responsabilidades, fazendo com que o acompanhamento do processo fique mais fácil.

Delegar tarefas possibilita também que o gestor tenha mais tempo livre para pensar em estratégias focadas no negócio, bem como na redução de custos e na otimização de resultados.

Vale destacar que, para delegar tarefas, é preciso que o líder conheça a equipe, destinando as atividades de acordo com o perfil e a experiência de cada colaborador.

Promova treinamentos

Os treinamentos voltados para a equipe de RH são fundamentais para a otimização dos processos, isso porque os profissionais são os idealizadores de resultados e, se eles estiverem capacitados para o melhor desenvolvimento de suas tarefas, o resultado será positivo.

Investir em capacitação técnica e comportamental ajuda os profissionais a falarem a uma mesma linguagem na empresa, trilhando caminhos que cheguem a um objetivo comum.

Saiba a importância de se atualizar sobre o mercado

Ainda falando sobre treinamentos, a atualização sobre o mercado mantém os profissionais da área atualizados sobre as novidades que estão ocorrendo, inclusive sobre as ações que os concorrentes têm feito e que podem ser usadas como objeto de observação.

Essa atualização pode ser feita pela internet, por revistas do setor e outras mídias disponíveis, auxiliando na capacitação dos profissionais de RH. Com o resultado das pesquisas, é possível criar planejamentos estratégicos voltados para ações de melhoria contínua nos processos, utilizando os bons exemplos e evitando cometer os erros já identificados.

Desenvolva as lideranças

Grande parte do sucesso das ações de Recursos Humanos de uma empresa tem a ver com o desenvolvimento das lideranças que cuidam desse e de outros setores. Por isso, é fundamental que a empresa trabalhe com esses líderes estratégicos de modo que eles consigam motivar a equipe e trabalhar em prol dos resultados esperados pela companhia.

Os líderes de RH têm um papel fundamental na motivação e no comprometimento de todo o pessoal da empresa, já que eles são vistos como principais porta-vozes da empresa com os colaboradores. Por isso, programas específicos de treinamentos e capacitações com esses profissionais são determinantes para a otimização dos processos.

Tenha uma equipe integrada

Incentivar o trabalho em equipe é outro aspecto importante na otimização dos processos de RH. Isso porque, quando há sinergia entre as pessoas, a execução das tarefas flui melhor. Além de gastar menos tempo para sua realização, há maior empenho e dedicação dos profissionais que trabalham em ambientes positivos.

Dessa forma, estimular as pessoas a manterem bons relacionamentos de trabalho ajudam na otimização do processo, na melhoria de clima organizacional e no comprometimento com os resultados da organização.

Crie processos de gestão estratégica

A gestão estratégica é fundamental para qualquer empresa que deseja otimizar seus processos de trabalho. Dentro dos departamentos de Recursos Humanos, é imprescindível que sejam feitos planejamentos e mapas estratégicos do setor de acordo com os objetivos da empresa. Além disso, indicadores e metas auxiliarão na tomada de decisões.

Para criar esses processos, a organização pode contar com o auxílio de empresas especializadas que desenvolvem a gestão organizacional e que seja voltada para a criação de um departamento de Recursos Humanos estratégico.

Tenha em mente que informatizar é necessário

Empregar a informatização dos processos de RH é outra ferramenta fundamental para agilizar a execução de determinadas tarefas, otimizando os resultados do setor.

Alguns investimentos voltados para processos burocráticos, como armazenamento de dados, controle de registro de acesso, benefícios e treinamentos, cálculo de horários e vencimentos são alguns exemplos que podem e precisam ser informatizados no RH.

Use uma ferramenta de recrutamento e seleção

Normalmente, o recrutamento e a seleção de pessoal para a empresa é uma das tarefas que mais toma tempo dos profissionais de RH. No intuito de agilizar essa função, é interessante utilizar ferramentas que filtram os candidatos.

Diversas ferramentas disponíveis no mercado ajudam na produção de anúncios, divulgação e organização dos candidatos ideais, bem como criam sistemas de acompanhamento desses profissionais até a finalização do processo seletivo.

Terceirize alguns serviços

Outra dica para otimizar os processos do RH é terceirizar algumas atividades, reduzindo despesas e tornando a empresa mais competitiva no mercado. Tarefas voltadas ao processamento da folha de pagamento normalmente são feitas por escritórios de contabilidade, que além de serem especialistas no assunto, dão agilidade nos processos por um custo-benefício muito bom.

Alcance a excelência operacional

Todas as empresas buscam alcançar uma excelência operacional em seus processos de trabalho. Dentro dos departamentos de Recursos Humanos, isso não é diferente e envolve também trabalhar com produtividade mais enxuta, focando sempre nos resultados que devem ser alcançados.

Para alcançar o status de uma empresa com excelência operacional, os gestores precisam ter em mente que é fundamental trabalhar com uma equipe qualificada e também com processos de RH padronizados e otimizados. Se você deseja saber mais notícias e informações referentes ao universo da área de Recursos Humanos, assine nossa newsletter e se mantenha atualizado!

assine nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades: