Você está em:Página InicialBlogA importância da Governança Corporativa na sua empresa!

Tomar uma decisão importante em uma empresa com vários sócios pode ser algo difícil. O conflito de ideias e interesses pode atrapalhar este processo, prejudicando a gestão. Por isso a adesão ao sistema de Governança Corporativa é uma estratégia que pode mudar o futuro do seu negócio.

Aqui, no blog, já falamos sobre a importância de ter processos definidos no ambiente empresarial e como isso afeta diretamente os resultados obtidos. Se isso é importante para quem coloca a mão na massa, imagina para quem toma as decisões mais importantes.  E é justamente para garantir o sucesso da empresa que utilizamos o sistema de Governança Corporativa.

Os princípios básicos da Governança Corporativa

Basicamente, a Governança Corporativa alinha os objetivos administrativos com o interesse dos acionistas. Isso é feito a partir da definição de um conjunto específico de práticas, sempre tendo a ética em primeiro plano.

Para garantir que a ética seja respeitada nessas práticas, este sistema tem como princípios:

• Transparência: garantia de que os stakeholders estejam sempre informados sobre as decisões tomadas na empresa e os processos organizacionais;

• Equidade: todos os stakeholders devem ser tratados de forma igualitária, respeitando seus direitos e deveres;

• Prestação de contas: a diretoria deve prestar contas de sua atuação, assumindo responsabilidade de acordo com suas ações e decisões;

Responsabilidade Corporativa: garantia da viabilidade econômico-financeira da organização.

Ao fazer a Governança Corporativa, esses princípios são essenciais. Eles servem para guiar as ações que vão garantir a objetividade na tomada de decisões e o consequente sucesso da empresa.

Benefícios da Governança Corporativa

Partindo dos princípios, já conseguimos entender que a Governança Corporativa muda e melhora a forma como uma empresa funciona. Os benefícios da adesão deste sistema não ficam apenas na gestão, eles impactam todas as áreas da empresa:

• Garantia da longevidade econômica da empresa, feita de forma sustentável;

• Conversão da missão, visão e valores em ações palpáveis e objetivas;

• Alinhamento dos interesses de diversos stakeholders, garantindo resultados efetivos para todo mundo;

• Valorização da marca, fortalecendo a imagem da empresa perante o mercado e os clientes;

• Descentralização da tomada de decisões estratégicas, garantindo mais participação e diversidade de ideias.

É Claro que, em algumas empresas, outros benefícios poderão surgir, variando de segmento e gestão de cada uma. Porém já conseguimos entender a importância da adesão deste sistema e como a Governança Corporativa realmente muda o cenário empresarial.

Você tem algo assim na sua empresa? Se deseja entender mais e conversar sobre como aplicar a Governança Corporativa, entre em contato conosco.

assine nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades: