Você está em:Página InicialBlogComo ser um bom líder: aprenda a evoluir como gestor

Successful man being leader of a business group

Por trás de grandes empresas de sucesso, sempre existem bons líderes. No entanto, além de buscar bons resultados e incentivar o melhor desempenho da sua equipe, os líderes são responsáveis por desenvolver características específicas para exercer a função. Por isso, nem sempre ter um bom currículo e uma boa experiência profissional é suficiente para conquistar cargos de liderança, pois, além desses requisitos, saber como ser um bom líder é o principal ponto de partida.

O líder é a referência principal dentro de uma empresa. Por meio dele, importantes decisões serão tomadas, e é necessário que ele assuma uma postura determinante para inspirar sua equipe, assim como saiba reagir diante das situações de pressão. Por esse motivo, tornar-se um profissional dessa categoria depende, exclusivamente, das escolhas feitas pelos gestores que buscam a liderança durante sua trajetória.

Quer saber como ser um bom líder e evoluir em sua carreira como gestor? Conheça então as características necessárias para desempenhar esse papel.

Como ser um bom líder

Demonstrar confiança

Um bom líder precisa confiar em si mesmo e também na sua equipe. Somente assim ele será capaz de inspirar outras pessoas a acreditarem no potencial da sua empresa. Pessoas que não transmitem confiança não podem ser designadas para esse cargo, já que ele exige uma postura otimista e realista, sendo qualidades necessárias para enfrentar situações de emergência e conflitos corporativos.

Se o líder de uma empresa não é confiável ou não inspira confiança, como essa organização pode convencer os clientes e fornecedores da relevância dos seus negócios? Por isso, somente líderes capacitados são indicados para assumir tal responsabilidade.

Ser comprometido com o trabalho

O comprometimento é uma qualidade que precisa fazer parte da rotina de um líder. Sem ela, não existe nenhuma possibilidade de conquistar esse cargo. Profissionais comprometidos estão dispostos a “darem seu sangue” pela empresa, esforçando-se para entregar os melhores resultados em um curto período de tempo.

Desse modo, quando um líder precisa incentivar sua equipe a conquistar determinado resultado, o primeiro passo é dar o exemplo e mostrar aos seus colaboradores os benefícios que podem ser encontrados por meio de uma boa conduta. Nesse caso, equipes jamais seguirão líderes que não respeitam os horários ou não acreditam na própria empresa.

Conseguir delegar tarefas

Enxergar o potencial das pessoas e conseguir desenvolvê-lo é crucial para um líder. Assim, conseguir fazer uma delegação de tarefas eficiente é tão importante quanto entregar os resultados finais.

Somente um bom líder pode reconhecer quem são os talentos do seu time e quem são os profissionais mais qualificados para cada tarefa. Essa organização depende da escolha que cada líder realiza, guiado pela sua intuição e pela percepção profissional.

Ser comunicativo

Quem não consegue se comunicar com clareza está longe de garantir o papel de líder por muito tempo. A comunicação é a base para manter um relacionamento estável com a equipe e os demais colaboradores de uma empresa. Saber transmitir o que está pensando, usar boas argumentações, repassar uma ideia clara e objetiva, não faz apenas parte da comunicação, mas torna-se uma estratégia corporativa.

Entender sobre o universo das palavras é uma ferramenta necessária para quem lida com pessoas, sendo fundamental aperfeiçoar essa habilidade cada vez mais. Lembre-se de que através de uma conversa pode-se motivar e persuadir pessoas, fechar importantes negociações, assinar acordos e até mesmo levar uma empresa à falência, quando tais palavras não são bem escolhidas por quem fala.

Ser humilde

Não é “passando por cima” das pessoas que alguém chega ao poder. Muitos líderes alcançam esse caminho sendo humildes e reconhecendo seus erros ao longo da carreira, além de ouvir críticas e sugestões quando é necessário – mesmo que esse feedback não seja dado por alguém da gerência.

Saber escutar os colaboradores, assumir os pequenos e grandes erros, pedir desculpas, entre tantas outras situações comuns, não é sinal de fraqueza para um líder, mas sim de honestidade consigo mesmo. Em alguns momentos, o poder pode iludir alguns profissionais e enganá-los de diversas formas; contudo, apenas quem sabe como ser um bom líder irá reconhecer a necessidade da humildade e como ela pode abrir portas para o sucesso.

Buscar o diferencial

Existem centenas de líderes espalhados pelo mundo, alguns são considerados verdadeiras lendas, enquanto outros apenas são conhecidos em alguns meios corporativos. Você gostaria de ser apenas um líder ou quem sabe evoluir em sua profissão e se tornar um líder de sucesso e referência?

Apesar de ser uma pergunta simples, não é tão fácil de responder, já que diversos gestores ignoram o fato de que excelentes líderes sempre estão dispostos a buscar um diferencial e, a partir da sua criatividade, encontrarem soluções inéditas que atendam às principais necessidades do mercado.

Diante dessa exigência, voltamos a perguntar: como você quer ser lembrado daqui a alguns anos? Como um líder que cumpriu seu papel ou por alguém que fez a diferença dentro de uma empresa? Pense nisso!

Ter uma boa intuição

Você acha que grandes líderes apenas chegaram aonde estão porque tiveram sorte pelo caminho? Para alguns, contar apenas com a sorte nunca foi suficiente, pois sem a intuição nada de produtivo teria acontecido durante toda a carreira. Por esse motivo, ter uma boa intuição é o resultado de todas as qualidades citadas acima, já que bons líderes sempre tomam as melhores decisões quando têm todas as características essenciais.

Prever possíveis situações de conflito, esperar o melhor período para começar um projeto, delegar uma tarefa para determinado colaborador, entre outras, são intuições que surgiram com a bagagem de conhecimento adquirido durante a especialização de liderança. E é necessário continuar investindo em novas aprendizagens para garantir que a intuição continue sendo assertiva.

Como percebeu, ninguém nasce líder. É possível aprender como ser um bom líder, especialmente na prática. Com o tempo, esses profissionais vão adquirindo conhecimento necessário para evoluir e conquistar cargos mais importantes durante sua carreira. Por esse motivo, os líderes são pessoas inspiradoras que enfrentaram desafios e têm muitas coisas para nos ensinar, em termos de mercado de trabalho. Líderes são pessoas que nunca “estacionam” pelo caminho e sempre estão dispostos a adquirir mais conhecimento.

Gostou do nosso artigo sobre como ser um bom líder? Então compartilhe em suas redes sociais! Ajude outras pessoas a conhecerem as qualidades necessárias para se tornarem excelentes líderes.

assine nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades: