Você está em:Página InicialBlogOs principais pilares da Controladoria Financeira na gestão empresarial

A controladoria financeira em uma empresa é um fator crucial no que se refere a sua continuidade e prosperidade. Falamos, usualmente, sobre a estratégia, processos e gerenciamento de pessoas, mas a verdade é que não damos a devida, e crucial, atenção à controladoria financeira, uma esfera que é de extrema importância para o diagnóstico da saúde do negócio. Neste artigo, nosso objetivo é te ajudar a entender o que compõe os principais pilares da controladoria financeira na gestão de uma empresa.

A controladoria financeira é uma área que deve ser implementada em todas as empresas, independente do seu tamanho. É uma área que tem como principal responsabilidade a gestão dos recursos financeiros da organização, a fim de garantir a sua estabilidade e crescimento. Mas como fazer isso da maneira correta?

O que é Controladoria Financeira?

A função da controladoria financeira é agrupar todas as informações financeiras pertinentes, que vão desde informações gerenciais até dados macroeconômicos, para tomar as melhores decisões possíveis para o negócio. É através desta coleta e análise de dados financeiros que a empresa consegue medir o seu desempenho, identificar pontos de melhora e planejar suas futuras ações. Mas quais são, de fato, os principais pilares que sustentam essa área tão importante e que auxiliam na tomada de decisões estratégicas?

Neste texto, vamos nos aprofundar em cinco temas que são de suma importância quando falamos sobre controladoria financeira, são eles: Planejamento financeiro, Orçamento empresarial, Gestão de custos, Relatórios financeiros e Compliance.

1. Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é o alicerce para qualquer atividade empresarial. Sem um planejamento eficiente, uma empresa pode enfrentar sérias crises financeiras, que podem levar à sua derrocada. Sendo assim, como uma administração financeira eficaz pode evitar estes problemas?

É através do planejamento financeiro que temos clareza de cada detalhe que compõe a saúde financeira de uma empresa. Desde as menores despesas até as maiores receitas. Com esta visualização fica mais fácil prever o comportamento financeiro futuro e tomar as decisões estratégicas mais adequadas, sempre levando em conta a visão ampla de todos os integrantes importantes, como os gestores e os investidores.

2. Orçamento Empresarial

Outro aspecto que devemos destacar como um dos pilares da controladoria financeira é o orçamento empresarial. Mas qual é a real importância de termos um orçamento bem estruturado?

Considerado como um guia norteador da empresa, o orçamento é responsável por dar previsibilidade às receitas e despesas, possibilitando um controle mais efetivo e direcionamento dos recursos financeiros. A formulação de um orçamento empresarial requer prudência e estratégia, visando estabelecer metas realistas e alcançáveis.

3. Gestão de Custos

Na controladoria financeira, é de suma importância ter uma gestão de custos eficaz. Geralmente, é através de uma gestão de custos bem executada que conseguimos manter a competitividade no mercado e alavancar a empresa. Mas como isso é possível?

Com uma gestão de custos bem implementada, é possível identificar oportunidades para a redução de gastos sem que isso afete a qualidade do produto ou serviço oferecido ao consumidor, o que pode levar, como consequência, a uma melhora na margem de lucro da empresa.

4. Relatórios Financeiros

Os relatórios financeiros são fundamentais para que os gestores tenham uma visão clara da situação financeira da empresa. Tais relatórios possuem a capacidade de traduzir, através de números e gráficos, a atual situação financeira, auxiliando na identificação de problemas e viabilizando medidas a serem tomadas para correção destes problemas em tempo hábil. Mas por que estes relatórios são tão cruciais?

É através de relatórios bem estruturados e confiáveis que conseguimos ter uma visão clara e precisa do andamento dos negócios, ponto fundamental para a manutenção da saúde financeira da empresa.

5. Compliance

O compliance, ou seja, a conformidade com as regulamentações e normas financeiras, é uma peça chave para a continuidade do negócio. Quando falamos de compliance, estamos nos referindo à capacidade da empresa em cumprir com todas as obrigações, tanto do ponto de vista legal quanto regulatório. Mas como que isto pode ajudar a empresa?

Ter controle da conformidade é fundamental para evitar multas, sanções jurídicas e danos reputacionais que podem surgir como reação à violação de normas financeiras e regulatórias.

Ao transportamos estes conceitos para a realidade, ficará claro que a controladoria financeira é um forte aliado na gestão de uma empresa. A Consultoria, com sua estrutura centrada nas quatro áreas de gestão empresarial, pode auxiliar o empresário a alcançar suas metas financeiras, aumentando consequentemente a competitividade e sustentabilidade do negócio no mercado.

Vale a pena refletir sobre a importância da controladoria financeira na sua empresa e, de preferência, contar sempre com a ajuda de profissionais especializados na área. É através da manutenção da saúde financeira que a empresa conseguirá prosperar. Vamos juntos alcançar este objetivo?

assine nossa Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro de todas as nossas novidades: