Se você tem uma empresa, com certeza, objetiva melhorar os processos internos, otimizar os procedimentos efetuados pela equipe de Recursos Humanos e aumentar o lucro do negócio. Mas você sabe qual é o caminho mais adequado para conseguir atingir essa meta?
É aí que entra o coaching: o responsável por indicar o que o empreendedor pode fazer para chegar aonde deseja. Descubra a seguir mais sobre o assunto!
A importância do coaching
Você sabe o que é o coaching? Esta técnica é uma metodologia voltada para gerir as pessoas de maneira mais eficaz, sendo, portanto, uma filosofia de vida que visa o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores.
Ela pode ser aplicada tanto na vida pessoal quanto profissional. Quando falamos em mundo corporativo, essa metodologia envolve um conhecimento aprofundado a respeito de gestão e de produtividade.
Por meio dos dados obtidos, o coaching indica aos gestores como obter uma performance melhor e aponta as ferramentas mais adequadas para esse processo. Assim, podemos afirmar que esse método tem a finalidade não só de melhorar a gestão, mas também de desenvolver as habilidades e as capacidades dos colaboradores.
Conheça a seguir os benefícios dessa metodologia e como ela impacta a empresa, demonstrando sua importância.
Definição de valor, missão e visão
Empresas possuem missão, visão e valores. Os valores representam atitudes e crenças, sendo elementos que oferecem personalidade à empresa. Ou seja, eles norteiam a organização e influenciam as ações para se chegar ao objetivo pretendido. O coaching pode ajudar na definição de valores da empresa, seja criando-os, revisando-os ou adequando os processos para que eles sejam cumpridos.
Já a missão é o motivo pelo qual a empresa existe, sua razão de ser. Geralmente, ela está relacionada aos produtos, às conquistas que se pretende conseguir ou à maneira pela qual a empresa quer ser reconhecida pelos stakeholders, ou seja, pelas pessoas interessadas na organização.
Em relação à missão, o método do coaching ajuda a resgatar o conceito e aplicá-lo na prática. Afinal, um dos problemas das empresas é manter a missão no papel, esquecendo-se dela no dia a dia.
Assim, os gestores descobrem pontos fracos e que precisam de renovação. Por exemplo, a falta de motivação dos colaboradores faz com que eles não estejam comprometidos com a missão e, portanto, ela acaba não sendo cumprida.
Por fim, a visão da empresa é o norte da organização, ou seja, as convicções que indicam o caminho que deve se seguido. A visão, portanto, é de médio e longo prazo.
Quando analisada pelo profissional de coaching, verifica-se se a visão realmente está servindo como direção ou se a empresa está seguindo sem que os processos sejam pensados.
Em quaisquer dos casos (missão, visão e valores), o objetivo de aplicar a metodologia é identificar pontos fortes e fracos, ajustando o processo produtivo e buscando oportunidades de melhoria e de desenvolvimento dos colaboradores.
Conquista de liderança e comunicação eficazes
Os gestores precisam ter habilidades de liderança e de comunicação muito bem desenvolvidas. Dessa forma, é possível repassar aos colaboradores o que se espera deles e ter um contato mais próximo para aprimorar suas capacidades.
Por meio do coaching, o gestor tem uma visão de si mesmo e das ações praticadas, já que o profissional apontará o que está bom e o que deve ser melhorado em relação à liderança e à comunicação.
Assim, o gestor pode trabalhar suas próprias capacidades pessoais e tem a oportunidade de se aperfeiçoar.
Melhora no foco
No dia a dia das empresas, os processos são realizados e nem sempre se pensa sobre eles. Com a correria e a pressão pelos prazos de entrega, o objetivo é resolver as pendências urgentes e não deixar os problemas se acumularem.
Mas essa é uma atitude que pode ter impacto negativo, já que a não reflexão sobre o que está sendo feito, acaba desviando o foco do que é realmente necessário.
Com o coaching, é possível resgatar os objetivos e as metas, relembrar os motivos pelos quais a empresa existe e sobrevive, oferecendo novos objetivos que podem ser conquistados.
Para os colaboradores, é uma oportunidade de se descobrirem profissionalmente e alinharem suas expectativas às da empresa, desenvolvendo capacidades pessoais e profissionais.
Gestão do tempo mais eficaz
Com a análise proporcionada pela aplicação desse método, são identificadas atividades que não trazem muito resultado, ou seja, que são desnecessárias. Essas tarefas precisam ser minimizadas, porque impactam diretamente a produtividade.
Assim, o coaching melhora a gestão do tempo, voltando-se para ações realmente produtivas. As tarefas que não trazem resultado, mas devem ser realizadas, são mais bem planejadas nesse contexto, evitando prejuízos para a organização.
Ganho de inteligência competitiva
A inteligência competitiva está relacionada à coleta de informações a respeito da concorrência. Assim, os gestores podem analisar o mercado e identificar tendências, podendo tomar decisões mais assertivas.
O processo do coaching facilita a coleta desses dados, ajudando a organizar e a determinar quais informações são importantes, como devem ser coletadas e, principalmente, como a empresa deve utilizá-las a fim de se destacar da concorrência.
Planejamento estratégico eficaz
O planejamento estratégico auxilia na gestão da empresa, permitindo o uso dos recursos de forma eficiente e aumentando a produtividade. O coaching tem os mesmos objetivos.
Assim, ele melhora o planejamento estratégico ao aprimorar os resultados, aumentar a qualidade e desenvolver as habilidades dos colaboradores, minimizando pontos negativos e ampliando os positivos.
Assim, o coaching é uma prática que otimiza os processos internos, realinhando-os à missão, à visão e aos valores. Isso facilita o trabalho da equipe de Recursos Humanos, já que os pontos fortes e fracos são identificados e os colaboradores podem trabalhar e desenvolver suas habilidades
Os benefícios apresentados mostram por que a empresa deve adotar essa metodologia a fim de chegar ao resultado principal, que é aumentar o lucro. Por isso, busque um profissional capacitado e exponha suas dificuldades, explorando ao máximo as vantagens que o coaching pode trazer para a sua empresa.
E você, se convenceu da importância do coaching e dos motivos pelos quais sua empresa deve apostar nessa metodologia? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência conosco!